quarta-feira, 1 de abril de 2020

Deixem os smartphones para as selfies! A importância de uma fotorreportagem profissional.

"Uma imagem vale mais do que mil paravras". Alguma vez pararam para pensar nisto? Pela natureza do meu trabalho enquanto consultora imobiliária, deparo-me com esta verdade sempre que preparo as fotografias de um imóvel que entra de novo no mercado.

No momento de vender uma casa, apresentar uma boa reportagem fotográfica pode ter uma enorme influência na rapidez de venda e até mesmo impactar fortemente o valor de venda.

Vivemos na era da tecnologia e da informação. As crianças, hoje em dia, praticamente já nascem com tablets na mão!

Imaginem agora os potenciais compradores.  Imaginem-nos confortavelmente em suas casas, quem sabe sentados no seu sofá ou na sua poltrona, a ouvir a sua música favorita e saboreando um Gin Tonic enquanto visitam um sem número de sites, pesquisando efusivamente imóveis disponíveis para venda, filtrando os resultados baseados na localização, intervalo de preço, dimensões, quantidade de quartos, proximidade de escolas, entre outras que podem listar.

A pesquisa está afinada, e com a vasta lista de resultados à sua frente, começam então a examinar criteriosamente cada um dos imóveis. Possivelmente, entre eles, poderá estar a sua próxima casa. Escolhida a dedo!

De seguida percorrem as imagens de cada imóvel, a maior parte das vezes decidindo desde logo sobre continuar a ver ou não as fotografias seguintes do portfolio. Não têm tempo a perder. Esta decisão, na grande maioria das vezes, é tomada logo após a primeira ou segunda imagem que vêem.

Se essas primeiras fotografias, talvez até tiradas fugazmente pelo agente com a pressa de colocar o imóvel mais rapidamente no mercado, tiverem sido tiradas de forma pouco cuidadosa, sem atenção ao espaço, à luz, condições do ambiente, etc, corremos o sério risco do potencial comprador eliminar imediatamente o nosso imóvel da sua lista de interesse. E o pior é que poderia até ser a casa perfeita para ele!

Na realidade, se pensarmos no nosso próprio comportamento enquanto consumidores, fotos desfocadas, escuras, com um ambiente descuidado dão a ideia de uma casa onde ninguém gostaria de morar!

Ao longo do tempo, a experiência tem-me mostrado que as fotos de um imóvel são o primeiro passo para um namoro e o namoro só acontece quando existe desejo, vontade de conhecer mais!

Por outro lado, as fotografias profissionais, mostram o melhor ângulo de uma casa, captando literalmente a sua luz natural. As divisões são fotografadas do ponto de vista que melhor demonstra a amplitude do espaço, criando um estado de espírito que convida o potencial comprador a integrar-se no ambiente, pelo menos mentalmente.

No final de contas todos sabemos o quanto é difícil ultrapassar a primeira impressão que temos sobre qualquer coisa. Preocupemo-nos então em colocar a vantagem do nosso lado. Deixem os telemoveis para as selfies e para falar com os clientes pelo facetime e whatsApp. Com uma boa máquina e um toque de quem entende do assunto, coisas extraordinárias podem surgir!

Vejam abaixo dois exemplos:


www.sparksmediagroup.pt

www.movetosarasotalfl.com

DICA DE CONSULTOR: Lembrem-se: "Só se tem a chance de causar uma boa primeira impressão uma vez".




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