sábado, 30 de dezembro de 2017

Ano novo a quanto obrigas!

Aproxima-se o final do ano. É a época em que, recorrentemente, nos sentimos impelidos para, (talvez por termos crescido alimentados pelo cliché "ano novo, vida nova"), fazer uma breve análise do que passou, e projetar no ano que entra a esperança de um novo futuro que começa com grandes resoluções, na maior parte das vezes, tão radicais quanto a nossa crença de que as cumpriremos com uma força de vontade hercúlea e motivação inabalável tal qual, super heróis de banda desenhada capazes de derrubar qualquer adversário ou quem sabe SALVAR O MUNDO!

Ainda que acredite que devamos fazer análises constantes ao nosso desempenho (pessoal e profissional) de modo a podermos adaptar-nos às novas realidades que vão surgindo diariamente (porque afinal o mundo gira e as circunstâncias mudam), entendo que, se a perceção de final de ano enquanto símbolo de quebra de ciclo puder ajudar-nos a dar o passo inicial para a iniciar a mudança, então, nada como aproveitar a onda e COMEÇAR a caminhar JÁ para o SUCESSO.


Assim, para o novo ano, proponho as seguintes resoluções:

1- PARAR DE PROCRASTINAR
Se planeamos mudar alguma coisa, então que seja já a partir de HOJE! Por vezes acomodamo-nos ao conforto das nossas rotinas e, talvez pelo medo de falhar, por pensarmos que os nossos objetivos são inatingíveis ou apenas por comodismo, deixamos para mais logo ou para o dia seguinte tarefas que nos são desconfortáveis...(quem nunca o fez que se atreva a por o dedo no ar!). Pois bem, a boa notícia é que, assim que as começarmos a por em prática, tornar-se-ão habituais e parecer-nos-ão muito mais fáceis. É a velha história de que "o hábito faz o monge". Então, não há melhor altura para começar do que IMEDIATAMENTE!

2- ENCONTRAR UM PORQUÊ
Para definir o que quer mudar, é importante que encontre uma RAZÃO que para si faça todo o sentido, que torne a sua tarefa (por mais difícil que pareça) INEGOCIÁVEL. Transforme os seus objetivos numa missão a cumprir.

3- PRATICAR O "COMO?"
Mais do que "O QUÊ?", pergunte-se constantemente "COMO VOU CHEGAR LÁ?", "O QUE PRECISO PARA ATINGIR?", "E SE FIZER DESTA MANEIRA?". Levante hipóteses (por mais disparatadas que lhe possam parecer). Erre e volte a tentar uma solução diferente. Desafie a sua mente e dê-lhe liberdade para trabalhar inconscientemente no caminho a seguir.

4- COMO SE COME UM ELEFANTE?
Esta é uma ideia que guardei de alguém que me influenciou bastante a nível profissional.  Ora, um elefante come-se como qualquer outra coisa: DENTADA A DENTADA!
Os grandes objetivos, atingem-se através de pequenas resoluções e passos menores. Se estabelecer metas intermédias e for festejando as pequenas vitórias, vai sentir-se mais motivado e preparado para continuar rumo ao topo.

5- FAÇA UM FAVOR A SI MESMO. SEJA REALISTA!
Estabelecer objetivos vagos é uma desculpa para podermos andar descontraídos a fazer o que bem entendermos sem o peso da responsabilidade. Enfim, para deixarmos tudo na mesma! Defina objetivos:

SMART - SPECIFIC/MEASURABLE/ATTAINABLE/RELEVANT/TRACKABLE

Devem incluir determinadas ações específicas a ser colocadas em prática, capazes de originar resultados percetíveis, que sejam alcançáveis. Lembre-se que é bom sonhar alto, mas se for demasiado exigente consigo, poderá correr o risco de desmotivar e ficar desapontado. Se nunca tiver corrido, não comece logo por querer correr uma maratona!
O objetivo deve surgir de uma necessidade real, algo que o deixa insatisfeito e se sente muito motivado a mudar, sendo capaz de avaliar o seu progresso durante o processo.

6- PARTILHE. DOIS SÃO MAIS FORTES QUE UM SÓ.
Encontre aliados que o ajudem no seu caminho. Partilhe os sucessos e as dificuldades, procure companhia para celebrar as conquistas e quando se sentir a fraquejar. Peça-lhes para lhe chamarem a atenção se virem que está a baixar a guarda.

7- QUEM NÃO APARECE, ESQUECE. (Já dizia a minha avó)
Anote os seus objetivos e coloque-os nos locais mais visíveis. Tenha-os sempre à vista. Coloque-os no desktop do seu computador, cole-os no frigorífico, no espelho, levante-se e deite-se com eles. O cérebro humano quando estimulado num sentido específico faz verdadeiras maravilhas!

8- ACREDITE!

By the way, se um dos seus objetivos para 2018 for VENDER A SUA CASA no mais curto espaço de tempo e pelo melhor valor de mercado:

CLIQUE E ENVIE-ME JÁ UM E-MAIL! :)


Bom ano e que tenham coragem e força para perseguir os vossos sonhos!







Sem comentários:

Enviar um comentário